terça-feira, 1 de maio de 2012

Poesia e música

Olá turma!
Como sabem, estamos abordando em nossas aulas de Literatura Brasileira IV, a produção contemporânea e a sua relação com a  música. Além das discussões e leituras que foram feitas em sala de aula, achei oportuno enriquecer nosso repertório com o filme  "Palavra (en) cantada" de Helena Solberg. Espero que, ao assistirem essa bela obra,  encantem-se  tanto quanto eu!

Para saber mais sobre o filme, acesse o link: Palavra Encantada

Após assistirem ao filme, comentem aqui, expondo a sua percepção acerca da temática abordada.

7 comentários:

Anônimo disse...

A relação entre poesia e música é como se a poesia sobretudo cantada, completasse o sentido das palavras expressas pelo autor.Logo porque na poesia feita é muito mais fácil de se colocar uma melodia e cantá-la.Entretanto a importância da poesia está absolutamente nas palavras e a maioria das músicas são destacada tão somente pelo ritmo."Palavra (en)cantada" nos passa a impressão de que a poesia acompanhada da melodia dá um toque final na essência das palavras e também facilita para que a poesia seja mais valorizada e reconhecida pelo público. Ana Paula Santana

Anônimo disse...

Realmente o documentário é bastante relevante no que diz respeito à Literatura. Hoje não tem como dividir música de poesia. Ambas falam de sentimentos, os mais variados possíveis. a musica tenta traduzir em poucas palavras o que o compositor está sentindo naquele momento, suas angústias, devaneios, sonhos, esperanças... e na poesia? Na poesia o autor faz o mesmo, traduz em poucas linhas suas tristezas, alegrias, sonhos,... Diante disso fica, na minha opinião, impossível separar a música da poesia, pois muitas vezes poemas se tornam canções quando lidos de forma correta, e músicas são verdadeiras poesias, se declamadas. GLEYCE ANDRADE 7º período de Letras

Anônimo disse...

-O documentário tenta traçar o caminho que levou a musica popular brasileira e a poesia a caminharem juntas na prática dos mais conhecidos compositores nacionais.Nossa música popular é apresentada neste documentário como espaço de fusão ou de transposição da cultura letrada às classes menos privilegiadas (e vice-versa), explicando a importância dos cancioneiros e repentistas.
Muito esclarecedor.. Adorei'

P.S Geane Campelo'

Anônimo disse...

Adorei ouvir o que os melhores nomes da música popular brasileira pensam das nossas poesias musicadas.O que seria das melodias se não encontrassem a poesia que as completassem?
Música e poesia casamento perfeito.Aquelas que os artistas que apareceram nesse documentário cantam e comentam.

Anônimo disse...

O documentário faz uma uma relação bem interessante entre a literatura e a arte.os compositores com caetano veloso,Gilberto Gil,Maria Betânia,artistas que causaram nessa época.Música e literatura caminham sempre juntas.

Darliane Maciel
7°período de letras

Anônimo disse...

O documentário mostra o quanto a música e a poesia estão relacionadas e como algus artistas tentam aproximar a literatura das pessoas, em massa, através da utilização de poesias no meio dos shows. Também eles fazem uma mesclagem da linguagem coloquial com a culta para que haja a intertextualidade na música. Isso mostra que a literatura, enquanto música e poesia, podem provocar mudanças em nossa sociedade, pois é uma ferramenta que atinge a massa popular.
GERLANE DE SOUZA LIMA - 7º PERÍODO DE LETRAS - FVJ

Anônimo disse...

É, o documentário tem tudo haver como que estudamos, tanto a música quanto a poesia tem um lugar importante na literatura e cada uma tenta transmitir sua informação de umaforma particular, as duas formam uma alida imbatível, pois é muito mais gostoso ouvir uma poesia acompanhada de uma melodia e virse versa, nesse caso é como se uma completasse a outra, dando o sentido que falta.
Rodrigo Ferreira